Ácidos graxos de soja e ômega-3 para os sintomas da menopausa «Dr. Tori Hudson, ND

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Os compostos de fitoestrogênio têm sido objeto de pesquisas consideráveis ​​nas últimas décadas, especialmente os da soja, chamados isoflavonas. Os estudos sobre as isoflavonas da soja e as ondas de calor / suores noturnos variam nas dosagens, mas a média é de 54 mg / dia. Uma análise de 36 publicações: isoflavonas de soja, em uma média de 54 mg por dia durante 6 semanas a 12 meses, reduziu significativamente a frequência de ondas de calor em 20,6% quando comparada com indivíduos que tomaram placebo. (Taku, K, et al. Isoflavonas de soja extraídas ou sintetizadas reduzem a frequência e a gravidade das ondas de calor da menopausa: revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados. Menopause 2012; 19 (7): 776-790.) Estudos individuais e outras revisões. coloque a eficácia prevista muito mais alta, com redução de 50-65% nas ondas de calor / suores noturnos de 50 mg ou mais de isoflavonas de soja, o que também é aproximadamente equivalente a duas porções por dia de um alimento de soja.

O estudo atual investigou o efeito da suplementação de soja e ácidos graxos ômega-3 sobre os sintomas da menopausa em mulheres pós-menopáusicas em um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. Este estudo iraniano de mulheres pós-menopáusicas incluiu 180 mulheres que receberam aleatoriamente extrato de soja em pó (cápsula de Soygan 500 mg ou ácidos graxos ômega-3 Omega-Rex 1.000 mg de gel macio – incluindo 180 mg de ácido eicosapentaenóico e 120 mg de ácido docosahexaenóico) ou placebo por 12 semanas. Havia 60 mulheres em cada grupo.

O desfecho primário foi uma mudança na pontuação da escala de avaliação da menopausa (MRS), que é uma escala de qualidade de vida relacionada à saúde para medir a presença e gravidade dos sintomas da menopausa. É composto por 11 itens que se dividem em três subescalas: somática, psicológica e urogenital.

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A análise revelou que, em comparação com as respostas do grupo placebo, houve uma diferença significativa entre os grupos Soygan e Omega-Rex, no entanto, não houve diferença entre o suplemento de soja e ômega-3. O Soygan e o Omega-Rex reduziram o escore MRS e melhoraram os sintomas da menopausa em mulheres na pós-menopausa.

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Comentário: Tenho dois desafios com este estudo. Não houve declaração sobre a quantidade de isoflavonas no grupo soja, apenas que foi de 500 mg do pó e extrato de soja. Se o produto de ácido graxo ômega-3 continha 180 mg de EPA e 120 mg de DHA, do total de 1.000 mg de ácido graxo ômega-3, essa é uma quantidade nitidamente baixa de EPA / DHA. Além disso, o presente estudo não quantifica a quantidade de daidzen e genisteína, que são as duas isoflavonas mais abundantes na soja. Pesquisas mais recentes sobre isoflavonas de soja em mulheres na menopausa sugerem que mulheres que produzem o metabólito equol daidzen podem ter melhores respostas com a suplementação de soja. A prevalência de produtores de equol em mulheres iranianas, sem falar nas mulheres neste estudo, não foi relatada.

No geral, os dados de suplementos de isoflavona de soja para uso no controle dos sintomas da menopausa mostraram resultados mistos, com alguns estudos sendo de qualidade inferior.

Três estudos anteriores sobre o uso de ômega-3 em ondas de calor / suores noturnos em mulheres na menopausa combinaram EPA / DHA de mais de 1.200 mg por dia. O estudo atual é de apenas 300 mg combinados de EPA / DHA. Nestes três ensaios clínicos randomizados envolvendo 483 mulheres, a meta-análise dos dados não mostrou diferença na frequência e gravidade dos fogachos, gravidade da insônia, qualidade do sono, qualidade de vida e efeitos adversos entre os dois grupos. Em comparação com o grupo de placebo, as mulheres que receberam suplementos de ômega-3 experimentaram menor frequência de suores noturnos (não ondas de calor diurnas). (Mohammady M, et al. Efeito dos suplementos de ômega-3 nos sintomas vasomotores em mulheres na menopausa: uma revisão sistemática e meta-análise. Dur J Obstet Gynecol Reprod Biol. 2018; 228: 295-302.)

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No final, é minha abordagem clínica esperar apenas um modesto alívio dos sintomas para as isoflavonas de soja ou ácidos graxos ômega-3 para ondas de calor e / ou suores noturnos. Existem outras terapias naturais sobre as quais estou mais otimista para esses sintomas específicos, embora com pacientes com câncer de mama / sobreviventes de câncer de mama, as isoflavonas de soja e os ácidos graxos ômega-3 estejam na lista de ondas de calor e / ou suores noturnos devido ao outros benefícios potenciais significativos da soja e dos ácidos graxos ômega-3 em pacientes com câncer de mama e, ao mesmo tempo, seguros.

Referência: Purzand B, Rokhgireh S, Zanjani, M, et al. A comparação do efeito da soja e do óleo de peixe na suplementação sobre os sintomas da menopausa em mulheres na pós-menopausa: um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. Complement Ther Clin Pract 2020; 41: 101239)

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