Berry Time !!! «Dra. Tori Hudson, ND

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Onde moro no Oregon, estou felizmente cercado por uma prolífica seleção de frutas frescas – aquelas na natureza e cultivadas comercialmente. Minha infância foi rica em coleta de frutas silvestres enquanto brincava na floresta – mirtilos vermelhos e azuis, bagas de salmão, amoras, sabugueiro e amoras silvestres. E morando em Oregon, somos ricos em milhares de hectares de frutas cultivadas comercialmente – morangos, framboesas vermelhas, framboesas pretas, amoras azuis, amoras silvestres, groselhas, amoras silvestres, amoras silvestres e marionberries, a baga do estado. Sim, as pessoas fazem tortas, sorvetes, cervejas, licores, vinhos e geléias… mas a verdadeira beleza é a própria baga. E quando você pode sair em um dia ou noite de verão e colher alimentos frescos da natureza ou do campo … não há outro prazer simples como este.

Os nativos americanos conheciam profundamente as muitas variedades que crescem selvagens nas florestas e campos, usando-as não apenas para comer alimentos frescos e cozidos, mas também para secá-los durante os longos meses úmidos e frios do inverno.

O termo “baga” refere-se a qualquer fruta pequena comestível que geralmente é suculenta, colorida, doce ou azeda e algumas com sementes pequenas, embora sem caroço. Este é o uso comum do termo baga. A definição botânica de uma baga é uma fruta carnuda derivada do ovário de uma única flor que, botanicamente, inclui tomates, abacates, berinjelas, uvas, melancias e bananas. E, por esta definição, amoras, framboesas, amoras e morangos não são. Mas não vamos nos distrair com o que realmente consideramos bagas.

As bagas fornecem vitamina C, potássio, beta-caroteno, folato, fibras solúveis e insolúveis, flavonóides e polifenóis. Esses flavonóides e polifenóis são realmente as substâncias da planta estrela brilhante das bagas. Esses flavonóides e polifenóis são ricos em propriedades antioxidantes e flavonóides específicos, como a quercetina e o caempferol, ricos em framboesas, e o ácido elágico, rico em framboesas e amoras.

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Houve uma série de ensaios clínicos randomizados que analisaram os efeitos de frutas específicas na saúde. Entre esses estudos em humanos e estudos de laboratório, os compostos bioativos das bagas têm propriedades antiinflamatórias, anticâncer, imunorreguladoras e outras.

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Muitos desses estudos mostraram que comer frutas ricas em flavonóides regularmente pode desempenhar um papel no retardo de doenças neurodegenerativas relacionadas à idade, como a doença de Alzheimer. Isso é especialmente notável para as mulheres. Aos 60 anos, temos duas vezes mais chances de desenvolver Alzheimer do que os homens.

Os homens também podem se beneficiar comendo frutas vermelhas. Em um estudo, foi descoberto que homens obesos com idades entre 50-75 que consumiram uma xícara de mirtilo em pó liofilizado por dia durante seis meses tiveram melhorias na função dos vasos sanguíneos. Aqueles que estavam no grupo do mirtilo e não no grupo do placebo tiveram aumentos no colesterol bom, HDL. Em outro estudo, 21 indivíduos com sobrepeso ou obesos com pré-diabetes foram comparados a indivíduos com sobrepeso ou obesos que não tiveram pré-diabetes. Quando as pessoas do grupo pré-diabético comeram uma ou duas xícaras de framboesas vermelhas por três dias, o controle do açúcar no sangue melhorou em comparação com aqueles que não comeram as frutas vermelhas. Outro estudo mostrou maior queima de gordura e melhora da sensibilidade à insulina em pessoas com sobrepeso ou obesidade ao comer 21 onças diárias de amoras durante sete dias. Mesmo a osteoartrite do joelho melhorou nos sintomas de dor após o consumo de uma bebida de morango liofilizada de 50 g / dia por 12 semanas. Mesmo os consumidores de extrato de sabugueiro tiveram resfriados mais curtos e menos severos após uma viagem de vôo para o exterior.

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A melhor aposta é comprar ou colher frutas frescas. Se forem colhidos maduros, é quando o sabor é melhor. Quando são colhidos verdes (o que costuma ser o caso com morangos comprados em loja, em particular), eles não ficam mais doces após a colheita, devido ao baixo teor de amido nos frutos. Se você quer frutas o ano todo, é melhor congelá-las quando estão na estação do que comprar frutas frescas fora da estação.

Também é importante estar atento ao orgânico e não ao orgânico. Os mirtilos orgânicos demonstraram ter um valor antioxidante mais alto do que os não orgânicos. Morangos não orgânicos e mirtilos domésticos estão na lista da “dúzia suja”, o que significa que testaram positivo para 47-67 produtos químicos diferentes. E não há bagas na lista “15 limpa” de frutas e vegetais não orgânicos.

Aproveite o resto do verão – escolha, coma como lanche ou em saladas de frutas ou smoothies frescos e congele. Venha o outono para o final da primavera, você ficará tão feliz em vê-los em seu freezer. Ao mesmo tempo, dando ao seu corpo alimentos ricos nas propriedades curativas dos flavonóides e outros polifenóis.

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