Comer pela vida: comer com restrição de tempo

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E se houvesse uma mudança simples no estilo de vida que pudesse aumentar sua vida útil? Pesquisadores que estudam a ciência da longevidade e prevenção de doenças descobriram que existe realmente um padrão de estilo de vida simples que pode diminuir o risco de câncer, doenças cardíacas, obesidade, diabetes e muito mais: não coma à noite. Acontece que nossos corpos são projetados para processar melhor os alimentos durante o dia e, quando comemos à noite, roubamos nossas células e órgãos do descanso e reparo necessários. Estudos mostram que, claro, é importante o que nós comemos, isso também importa quando nós comemos.

O corpo humano evoluiu para comer durante o dia, quando é seguro coletar e preparar nossa comida, e não para comer à noite, quando está escuro e perigoso estar do lado de fora. Quinze por cento do genoma humano trabalha em um relógio biológico, e cerca de 50% desses genes estão envolvidos no metabolismo dos alimentos. Sabemos que o cérebro tem um ritmo circadiano, mas também o pâncreas, intestinos, fígado e muito mais.

Agora, com o advento da eletricidade e o exigente horário de trabalho, normalmente fazemos nossa maior refeição do dia à noite e, geralmente, fazemos um lanche depois disso. Nossos padrões de refeições não estão alinhados com a forma como evoluímos para comer e podem ser prejudiciais ao nosso metabolismo e mecanismos de reparo celular. Realmente faz sentido consumir a maioria de nossas calorias poucas horas depois de dormir? É como ir a um restaurante na hora de fechar: a equipe de cozinha não ficará feliz. Foi demonstrado que comer à noite aumenta o açúcar no sangue e a insulina, aumenta a inflamação, libera hormônios e diminui a importante limpeza celular diária chamada autofagia. Sob essas condições, o corpo pode se tornar um solo fértil para doenças.

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Como médico naturopata, monitoro regularmente esses parâmetros sanguíneos e mostro às pessoas maneiras de diminuir seus fatores de risco com mudanças no estilo de vida e medicamentos naturais. Uma dessas maneiras é apenas mudar quando você come. Tomar café da manhã, almoço e jantar durante o dia, antes das 19h, e permitir pelo menos 13 horas de jejum durante a noite, é suficiente para mostrar benefícios. Alguns especialistas recomendam estender ainda mais essa janela de jejum tomando um café da manhã e um jantar mais cedo, se puder.

Foi demonstrado que a alimentação restrita no tempo reduz as taxas de câncer. Em um estudo, de 2.500 sobreviventes de câncer de mama que acompanharam sua ingestão de alimentos por sete anos, uma forte associação foi encontrada para quando eles estavam comendo. As mulheres que tiveram um jejum de pelo menos 13 horas da noite para o dia tiveram uma redução de 40% na recorrência do câncer de mama e mais de 15% em todas as causas de mortalidade, independentemente de estarem com sobrepeso ou não.

Outras condições que demonstraram melhorar com o jejum prolongado durante a noite são refluxo gástrico, fígado gordo, doenças cardiovasculares e diabetes. A perda de peso apenas com esse mecanismo é modesta, mas pode aumentar com o tempo. Em um famoso estudo, dois grupos de ratos foram alimentados com o mesmo número de calorias, mas um grupo foi alimentado apenas durante o dia e o outro poderia pastar durante o dia e a noite. Os ratos do grupo de alimentação com restrição de tempo perderam mais peso do que os outros ratos. Em testes com seres humanos semelhantes, a perda de peso é mais significativa porque, mesmo sem tentar, as pessoas consomem cerca de 200 menos calorias por dia quando param de fazer lanches noturnos.

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Comer com restrição de tempo é uma mudança de estilo de vida simples que qualquer pessoa pode implementar. Seu corpo foi projetado para prosperar nessas condições. Gestantes e pessoas com problemas de açúcar no sangue, distúrbios alimentares ou outras condições de saúde devem consultar seu médico naturopata ou médico de família antes de fazer alterações na dieta.

Para reservar uma consulta médica naturopata com o Dr. Deidre Macdonald, ligue para 250 897-0235.



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