KC Integrative Health | Soja Naturopathic Care: a colher interna – saúde integrativa de Kansas City

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Muitos pacientes me perguntam sobre o consumo de soja, citando “eu sempre ouvi dizer que era ruim”. No entanto, a verdade é muito mais complexa do que um simples sim ou não. Dependendo de quem você pergunta, é um superalimento ou um veneno. Mas a verdade é que os alimentos à base de soja demonstraram melhorar o colesterol, prevenir o câncer de mama, câncer de próstata, diminuir a osteoporose e muito mais. Mas, sim, também tem algumas desvantagens. Aqui está o detalhamento:

1 Alterações hormonais

A soja tem a reputação de ser “estrogênica” e é frequentemente evitada por causa disso. A verdade não é tão simples. A soja contém fitoestrogênios que são estrogênicos e anti-estrogênicos. Como isso pode ser? Os fitoestrogênios de soja são cerca de um vigésimo mais fortes que o estrogênio natural do seu corpo, portanto, em condições de baixo estrogênio (por exemplo, menopausa); os fitoestrógenos podem estimular fracamente o receptor de estrogênio. No entanto, em condições de estrogênio alto (por exemplo, endometriose), os fitoestrogênios podem aderir ao receptor de estrogênio, mas não estimulá-lo, bloqueando seu estrogênio natural.

E nas crianças?
Em crianças pré-pubescentes, o leite de vaca mostrou ser mais perturbador do sistema endócrino que o leite de soja.

2) Câncer de mama

Acredite ou não, foi demonstrado que a soja reduzir as taxas de ocorrência de câncer de mama. Na verdade, pode ajudar a impedir o desenvolvimento de câncer de mama. Mas em pacientes que já tem um câncer sensível ao hormônio, os fitoestrógenos pode estimular as células cancerígenas, por isso recomendo evitar esses indivíduos.

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3) Saúde da tireóide

A soja é considerada goitrogênico, o que significa que pode interferir na produção de hormônios da tireóide, alterando a captação de iodo. Embora estudos demonstrem que os produtos de soja não causam hipotireoidismo, aqueles que consomem mais soja podem precisar de mais iodo em suas dietas (uma ótima fonte de iodo são as algas marinhas e outros vegetais do mar)

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4) As precauções

“Isolado de proteína de soja” significa que a soja foi processada e os nutrientes retirados, frequentemente substituídos por açúcares, gorduras e farinhas refinadas. Evite hambúrgueres de soja, barras energéticas e outros produtos “Frankensoy”. Normalmente, aviso os pacientes ao discutir o leite de soja. Muitas vezes, o leite de soja é processado e não apresenta nenhum benefício nutricional.

Use soja orgânica. A soja é altamente pulverizada com pesticidas e herbicidas, que demonstraram ser prejudiciais à saúde. Evite o óleo de soja, que é preenchido principalmente com ácidos graxos ômega-6 pró-inflamatórios. E elimine a soja se você tiver intolerância ou alergia.

Como todos os alimentos, consuma soja com moderação; Eu recomendo 1 porção duas vezes por semana, com uma porção de vegetais do mar (ou outros alimentos ricos em iodo). Alimentos orgânicos de soja integral são os melhores; incluindo tofu, edamame, tempeh e soja fermentada, pois contêm mais benefícios nutricionais.



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