Os ovos de galinha são bons ou ruins para o meu colesterol?

Resposta de Francisco Lopez-Jimenez, M.D.

Os ovos de galinha são uma fonte acessível de proteínas e outros nutrientes. Eles também são naturalmente ricos em colesterol. Mas o colesterol nos ovos não parece aumentar os níveis de colesterol, como fazem outros alimentos que contêm colesterol, como gorduras trans e gorduras saturadas.

Embora alguns estudos tenham encontrado uma ligação entre comer ovos e doenças cardíacas, pode haver outras razões para esses achados. Os alimentos que as pessoas normalmente comem com ovos, como bacon, lingüiça e presunto, podem fazer mais para aumentar o risco de doenças cardíacas do que os ovos. Além disso, a maneira como os ovos e outros alimentos são cozidos – especialmente se fritos em óleo ou manteiga – pode ter um papel mais importante no aumento do risco de doenças cardíacas do que os próprios ovos.

A maioria das pessoas saudáveis ​​pode comer até sete ovos por semana sem aumentar o risco de doenças cardíacas. Alguns estudos mostraram que esse nível de consumo de ovos pode até ajudar a prevenir certos tipos de acidente vascular cerebral e uma condição ocular grave chamada degeneração macular que pode levar à cegueira.

Mas se você tem diabetes, algumas pesquisas sugerem que comer sete ovos por semana aumenta o risco de doença cardíaca. No entanto, outras pesquisas falharam em encontrar a mesma conexão. Ainda outras pesquisas sugerem que comer ovos pode aumentar o risco de desenvolver diabetes em primeiro lugar. Mais pesquisas são necessárias para descobrir a ligação exata entre óvulos, diabetes e doenças cardíacas.

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Os especialistas em saúde agora sugerem comer o mínimo de colesterol alimentar possível, com o objetivo de manter a ingestão abaixo de 300 miligramas (mg) por dia. Um ovo grande tem cerca de 186 mg de colesterol – o qual é encontrado na gema.

Se você gosta de ovos, mas não quer o colesterol, use apenas as claras. As claras de ovos não contêm colesterol, mas ainda contêm proteínas. Você também pode usar substitutos de ovo sem colesterol, feitos com claras de ovo.

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Francisco Lopez-Jimenez, M.D.

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